Satoshi Nakamoto: o criador do Bitcon reapareceu?

De acordo com o webiste NewsBTC, o mistério sobre a  verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto tem sido um tópico de discussão na comunidade de criptomoedas por anos depois que ele desapareceu misteriosamente. Um website criado em 29 de junho, afirma que Satoshi está de volta. Será?

Satoshi Nakamoto e o mistério do Bitcoin

Quem é Satoshi Nakamoto? Esse é o mistério que em atormentado a comunidade de criptomoedas por quase uma década.

Para quem não sabe, Nakamoto é um nome pseudônimo que se tornou integralmente ligado à identidade da criptomoeda mais popular do mundo, o Bitcoin. Especula-se sobre a verdadeira identidade do programador que criou o código base do Bitcoin. Alguns dizem que é Craig Wright, um programador australiano que afirma ser Nakamoto, outros dizem que é um grupo coletivo de indivíduos com ideias semelhantes. Até hoje, ninguém sabe ao certo.

No entanto, outros perguntam-se se é realmente necessário descobrir quem é o Satoshi, já que o Bitcoin foi baseado em princípios descentralizados. A falta de uma figura centralizada apenas atesta os valores descentralizados nos quais o Bitcoin foi baseado.

Depois de 2011, Satoshi desapareceu. Junto com ele, um milhão de Bitcoins, deixando muito a se especular para onde ele tenha ido. Desde então, o mistério permaneceu, com a conversa dos “reais” Satoshi e “Faktoshi” chegando a uma base mensal.

Satoshi Nakamoto o anônimo

Site da Fundação da Família Nakamoto

No entanto, a situação se desenvolveu inesperadamente, com um site afirmando que Satoshi está de volta. O site, intitulado Fundação da Família Nakamoto, afirma que Satoshi está escrevendo uma conta do Bitcoin. O site afirma que:

“Eu queria que as pessoas e os fatos fossem conhecidos. Ou tanto disso. Eu ainda estou guardando mais para os livros, as melhores partes, espero. ”

Mantendo em mente a afeição de Satoshi pela criptografia, o dono do site, Nakamoto ou não, adicionou um quebra-cabeça para os usuários dispostos a tentar. De acordo com a Bloomberg, o quebra-cabeça revela o suposto título do livro, sendo “Honne e Tatamae“.

As duas palavras, alinhadas com a identidade pseudônima japonesa de Satoshi, são uma expressão japonesa traduzida como “o contraste entre os verdadeiros sentimentos e desejos de uma pessoa” e “o comportamento e as opiniões que alguém que se exibe em público”.

Até o momento, ainda não está claro como o autor do site irá vincular este conceito ao livro, que irá cobrir os fatos e a história do Bitcoin. O site contém um trecho do livro, que ainda está sendo escrito. O trecho cobre as origens aparentes do Bitcoin, elaborando os pensamentos internos “Satoshi” sobre certos aspectos do processo de desenvolvimento do Bitcoin.

Embora surpresos, os usuários ainda se perguntam se o criador do site é realmente Satoshi Nakamoto ou se trata-se de um impostor, jogando um esquema extremamente elaborado nas mentes da comunidade.

Seria realmente Satoshi Nakamoto?

A comunidade da criptomoedas entrou em revolta com esta notícia, com muitos expressando que não há como ser Satoshi. Após a análise do site, muitos membros da comunidade Bitcoin disseram que Satoshi poderia facilmente se identificar. Seja através de uma assinatura digital única para Satoshi, ou fazendo uma transação Bitcoin de um dos muitos endereços de Satoshi.

Além disso, alguns salientaram que a redação do trecho do livro foi aparentemente de baixa qualidade. Ou seja  e em um estilo diferente do original, lançado em 2008.

Um usuário do Reddit com o alias, John_The_Cashist, disse:

“Uau, a escrita de Nakamoto foi realmente abaixo após a publicação de seu white paper.”

Estas razões, juntamente com uma multidão de outros, levaram a comunidade a acreditar amplamente que não há como ser realmente Satoshi. Mas, se Satoshi ainda estiver por aí, vivo e bem, um livro sobre a história do Bitcoin seria muito bem-vinda.