Opera Crypto Wallet: navegador com carteira de criptomoedas nativa

De acordo com o website TechCrunch e outras fontes, o navegador Android do Opera poderá em breve conter suas principais criptomoedas. O sistema, agora em versão beta (Opera Crypto Wallet), permite que você armazene tokens crypto e ERC20 em seu navegador, envie e receba criptomoedas on the fly e proteja sua carteira com a segurança biométrica ou senha do telefone.

Você pode se inscrever para experimentar o beta aqui. No momento desta publicação, curiosamente a página apresenta um erro. Aguardamos sua atualização por mais de uma hora, mas a página contendo mais informações ainda não retornou (Transparência).

O recurso, chamado Opera Crypto Wallet, “torna o Opera o primeiro grande navegador a introduzir uma carteira de criptomoedas embutida”, segundo a empresa. O recurso pode permitir micropagamentos no navegador e abre o caminho para recursos semelhantes em outros navegadores.

Opera Crypto Wallet

Opera Crypto Wallet. Fonte: Opera.com

De acordo com o comunicado de imprensa:

Acreditamos que a web de hoje será a interface para a web descentralizada de amanhã. É por isso que escolhemos usar nosso navegador para preencher esta lacuna. Acreditamos que, com uma carteira de criptomoedas integrada, o navegador tem o potencial de renovar e ampliar seu importante papel como uma ferramenta para acessar informações, fazer transações on-line e gerenciar a identidade on-line dos usuários de forma a fornecer mais controle.

Além de poder enviar dinheiro de uma carteira para outra e interagir com o Dapps, o Opera agora oferece suporte a pagamentos on-line com criptomoedas, onde existe suporte aos comerciantes. Os usuários que escolherem pagar pelo pedido usando criptomoedas em comerciantes habilitados para o Coinbase Commerce receberão uma caixa de diálogo de solicitação de pagamento, solicitando sua assinatura. O pagamento será então assinado [segurança biométrica ou senha no telefone] e transmitido diretamente do navegador.