Destaques

Blockchain: O que é, como funciona e quais suas vantagens?

 O que é a Blockchain?

A blockchain é uma espécie de livro-razão público e distribuído capaz de manter um registro permanente e inviolável de dados transacionais. Um bloco na blockchain funciona como um banco de dados descentralizado que é gerenciado por computadores pertencentes a uma rede peer-to-peer (ponto-a-ponto ou P2P). Cada um dos computadores desta rede distribuída mantém uma cópia do livro-razão para evitar que haja um único ponto de falha (SPOF) e para que todas as cópias sejam atualizadas e validadas simultaneamente.

Num passado recente, a blockchain era comumente associada somente a criptomoedas (moedas digitais) como o Bitcoin e o Ethereum. Hoje, inúmeras aplicações estão sendo implementadas em várias indústrias tomando como base a maneria segura e econômica da criação e do gerenciamento de um banco de dados distribuído para a manutenção de registros e transações digitais de vários tipos.

A potencialidade da tecnologia Blockchain

A maior potencialidade da tecnologia blockchain é a sua capacidade de trabalhar com informações de forma distribuída. Isto acontece quando a informação já foi distribuída em todos os nós da rede (ou computadores individuais) que fazem parte do sistema. Esta função promove a esta tecnologia significados como: “tecnologia de cadeias de blocos” ou “tecnologia de contabilidade distribuída”. O banco de dados de um bloco não é mantido apenas em um único local, ele é distribuído. Caso a fonte de armazenamento do banco fosse única, o mesmo poderia ser infiltrado ou controlado por um único indivíduo. Mas ao contrário disso, o banco é hospedado por inúmeros (e no caso do Bitcoin, por dezenas de milhares de computadores) de uma só vez.

A rede blockchain é capaz de autoverificar-se de maneira automática em certos intervalos de tempo. Isto cria um sistema de auto auditoria, que garante uma maior precisão dos dados que ela possui. Os grupos destes dados são conhecidos como “blocos” e, à medida que estes blocos são encadernados criptograficamente, os dados são encapsulados e ficam extremamente difíceis de serem manipulados. Alterar qualquer dado na cadeia de blocos exigiria uma grande quantidade de poder computacional. Por isto a tecnologia é considerada extremamente segura. Alguns países consideram utilizar esta tecnologia como uma arma de combate à corrupção. No mundo, várias instituições têm tomado a iniciativa de estudar e até mesmo de implementar a tecnologia blockchain.

Outras Vantagens

  • Tecnologia bastante recente;
  • Estado de regulação indefinido para vários países;
  • Controle, segurança e privacidade;
  • Questões de integração e flexibilidade da tecnologia a ser aplicada a outras indústrias;
  • Adoção cultural;
  • Custo de transação (no caso do Bitcoin);

O custo da Blockchain

A blockchain possui uma vantagem significativa em relação a outros tipos de bancos de dados: o custo. Manter esta configuração de banco de dados distribuído requer um constante poder computacional de várias fontes para manter-se funcionando.

Desafios

  • A tecnologia ainda é bastante recente;
  • Estado de regulação indefinido;
  • Elevado consumo de energia. Por se tratar de um sistema descentralizado, necessita de um alto consumo computacional para funcionar.
  • Controle, segurança e privacidade
  • Custo de transação (no caso do Bitcoin)

De onde surgiu? Para onde vai?

Assim como acontece com o Bitcoin, a invenção da blockchain é geralmente creditada a uma pessoa ou grupo de pessoas chamado de Satoshi Nakamoto. Na verdade, a ideia de um livro contábil (livro razão) distribuído mutuamente consta em um documento de pesquisa de 1976 intitulado “New Directions in Cryptography”. Durante muitos anos, o seu conceito foi visto como inseguro e extremamente complicado. Porém, ao ser associado ao Bitcoin, os benefícios da tecnologia como segurança e distribuição tornaram-se mais claros.

Agora, novos usos para a blockchain estão sendo desenvolvidos por empresas como a Microsoft e  Deloitte, que acreditam que sua natureza descentralizada e verificável dá enorme potencial além das moedas digitais. No Brasil, o Sepro já tem realizado pesquisas bastante promissoras.

Apenas o tempo pode nos dizer até que ponto a tecnologia blockchain pode impactar a sociedade. Mas se o presente puder nos fornecer qualquer indicativo, já podemos prever que ela será utilizada em todo lugar.

Mais informações

Segue abaixo um vídeo sobre o economista e especialista em Bitcoin e criptomoedas Fernando Ulrich a respeito da Blockchain.


Fontes: Wikipédia, Searchcio,  BitcoinMagazine

Imagens: Pixabay

Entre na discussão