Os ICOs seriam mais que apenas projetos duvidosos?

Apesar de controversos, os ICOs (do Inglês, Initial Coin Offering), ou simplesmente Ofertas Iniciais de Moeda ainda são uma fator bastante controverso no mercado financeiro. Um enorme grupo de projetos fraudulentos tem manchado o potencial desta indústria que, no momento, perde legitimidade. Os golpes sempre recebem toda a atenção e sempre deixam as grandes ICOs sem repercussão. Virar este jogo pode ser o grande desafio do ano de 2019.

As ICOs ainda são bastante atraentes

Os projetos de ICO geralmente possuem bastante destaque pela sua facilidade de arrecadar receita. A grande maioria sempre arrecada milhões de dólares em dias e alguns até em horas. Um bom ICO pode levar apenas alguns dias para arrecadar de US$5 a US$ 20 milhões sem maiores problemas.

Isto nos deixa uma mensagem positiva: a de que os ICOs não perderam o interesse do público. Na primeira metade de 2018, mais dinheiro fora arrecadado com ICOs do que todo o ano de 2017. E lembre-se de que este foi o ano do boom do Bitcoin. Mas devemos lembrar que em parte, este número deve-se ao já citado rally do Bitcoin e da disseminação do conhecimento e adoção das criptomoedas.

Outro fator interessante é o grande número de fraudes e projetos fraudulentos presentes nesta indústria. Os ICOs nem sempre podem ser considerados legítimos e confiáveis. Estima-se que oito em cada dez projetos possam ser considerados uma fraude por um grande número de fatores.

Este é um número que preocupa e torna os ICOs menos atrativos a seus investidores, pelo menos aos mais desavisados. Porém, muitos projetos interessantes também estão arrecadando e ainda irão arrecadar bastante dinheiro.

Neste sentido, a busca por um modelo de negócios que facilite a transparência dos mesmos não será algo simples de encontrar. Isto de fato facilitaria a detecção de boas práticas para bons investimentos pelos consumidores e boas alternativas a este respeito podem ser exploradas.

Muitos países estão estabelecendo diretrizes de regulação para os ICOs. O que entendemos é que quaisquer alterações futuras precisam ser incorporadas aos projetos o mais rápido possível – sejam elas alternativas centralizadas ou descentralizadas.

Criptomoedas: Bitcoin, Ethereum e Ripple

ICOs possuem um futuro positivo

O verdadeiro potencial das ofertas iniciais de moeda não deve ser negligenciado apesar das repercussões negativas. Esta nova e eficiente maneira de arrecadar fundos pode ajudar na criação de um sistema econômico completamente novo e disruptivo.

Por meio dele, várias empresas podem levantar dinheiro diretamente de pequenos, médios a grandes investidores sem ter de lidar com os famosos VCs e capitalistas de risco. Os consumidores também têm a oportunidade de investir em projetos aos quais se identificam e acreditam. Com isso eles também podem colher recompensas a médio e longo prazo. Neste cenário, a inovação é amplamente apoiada e recompensada por meio dos ICOs.

Mas esta ainda é uma indústria em seu estágio inicial. É bastante normal existir este período de tentativa e erro. Faz parte do ciclo de inovação. Mas tomando como base o atual cenário do setor, os meios de regulação podem ajudar a indústria a se estabelecer.

Os projetos ruins precisam ser identificados e eliminados o mais rápido possível. Com a repressão da SEC sobre ICOs fraudulentas, um importante passo foi dado nesta indústria. De fato, o pequeno e médio investidor deve ser protegido e, antes e tudo, advertido.

Mas a indústria disruptiva dos ICOs, assim como a das criptomoedas é bastante difícil de se prever. E se há países que proíbem a sua atividade, há aqueles que neutralizam o seu parecer e há aqueles que apoiam ativamente esta atividade. Malta, que mantém uma mentalidade mais aberta aos ICOs é hoje um dos grandes centros mundiais deste setor.

Novos centros de inovação ainda surgirão graças ao desenvolvimento de marcos regulatórios positivos. Estas mudanças sempre são despertadas pelo medo e proteção de um lado, mas sua tendência é a de amadurecer para pareceres mais positivos. Com isso, a indústria das ofertas iniciais de moeda tende a tornar-se mais robusta, mais segura e ser um processo onde todos os participantes tendem a se beneficiar.

 


Imagens: cortesia de Pixabay