Governo Russo votará pela regularização das criptomoedas

Com a regulamentação das criptomoedas se disseminando pela Ásia, seus consequentes efeitos no mercado podem ser observados quase que instantaneamente. Na última semana, os comentários equivocados de que a Coréia do Sul estaria proibindo as criptomoedas balançou o mercado. Este não foi o caso da Rússia que se prepara para votar na legalização para as exchanges de criptomoedas.

De acordo com a Newsweek, o Ministério das Finanças russo elaborou uma nova lei fim de legalizar a negociação de criptomoedas em plataformas de trading organizadas. O próximo passo é o envio da proposta de lei para que o legislativo russo a vote em meados de fereveiro.

Exchanges Oficiais

O vice-ministro das finanças russo, Alexei Moiseev afirmou que o Ministério das Finanças apoia a abertura e legalização do comércio de criptomoedas através de exchanges oficiais. O Ministério não planeja fechar o cerco (limitar e regular), mas pretende estabelecer alguns limites. Ele adicionou:

Isto é sobre o fato de que a compra e venda de criptomoedas estará de certa forma padronizada. A ideia geral é que será necessário comprar e vender através de exchanges oficiais, como será declarado, será legalizado.

Na última semana, o Banco Central da Rússia confirmou que havia discutido as possibilidades de legalizar o comércio de criptomoedas juntamente com o Ministério das Finanças. Isto seria realizado por meio de casas de câmbio oficiais (exchanges). Enquanto isso, o Bank of Russia se opõe o movimento como a maioria dos bancos o fazem. De certa forma, no caso da Rússia os legisladores parecem estar um pouco mais abertos a este tema.

Bandeira Russa

Avanços no setor de criptomoedas

No ano passado, o chefe do Ministério das Comunicações da Rússia afirmou que o país “jamais” legalizaria o Bitcoin em sua economia. Alguns representantes do Banco Central chegaram a afirmar que as operações com moedas digitais tratavam-se um esquema de pirâmide e que seria inviável para um banco tomar o controle disso. Porém, a reação do governo agora é outra.

O presidente Vladmir Putin vê a necessidade de regulamentação e, na última  semana afirmou:

Se nós regulamentarmos, mas não de forma suficientemente eficiente, o governo será o responsável pelas situações difíceis pelas quais as pessoas podem entrar. No momento, isto é de responsabilidade das próprias pessoas e o governo apenas pode dizer: ‘você pode fazer isso, mas você não pode fazer isso’, e se isto ainda não está claro, alguns problemas precisam ser resolvidos.

A Coréia do Sul segue em posição semelhante ao governo russo na aparente tentativa de proteger os seus cidadãos com conhecimentos e experiência  financeiros limitados de tomar decisões financeiras de risco que possam terminar em prejuízo.


Fontes: Bitcoinist, Newsweek

Imagens: Pixabay e Wikipédia