Daria Generalova: Estaremos pagando tudo com criptomoedas em até 5 anos

Para a Co-fundadora da ICOBox, Daria Generalova, falta pouco tempo para que as criptomoedas sejam um meio de pagamento de massa. Abaixo deixamos a tradução de seu artigo publicado no Medium intitulado “We will be paying everywhere in cryptocurrencies in 3–5 years”.

Muito em breve podemos ser testemunhas das criptomoedas tornando-se o método de pagamento mais popular para certos bens e serviços. Alguns especialistas acreditam que isso levará uma década, mas estou convencida de que, se as tendências atuais de desenvolvimento do mercado continuarem, estaremos pagando com criptomoedas em apenas 3 a 5 anos.

Pagamentos com criptomoedas

Os especialistas da eTor usam e-mail, que foi enviado pela primeira vez em 1971, mas só entrou em uso em massa 30 anos depois, como exemplo. Na minha opinião, tal comparação direta não é completamente correta. Em primeiro lugar, na sociedade digital global de hoje, onde em breve todos terão um smartphone e a Internet pode até ser acessada em um avião a 10.000 metros, o tempo necessário para aprender e adotar novas tecnologias foi reduzido exponencialmente. Hoje você pode realizar qualquer transação, incluindo uma transação com criptomoedas, com apenas alguns cliques em um gadget.

Segundo, cada vez mais governos e reguladores de vários países estão começando a tratar as criptomoedas como forma de desenvolver a economia e atrair financiamento, e não como algo extravagante. Não é por acaso que estamos vendo um número cada vez maior de países perceberem que as regulamentações legais precisam estar em vigor para as moedas digitais, abrindo assim novas possibilidades para os participantes do mercado de criptomoedas.

Basta pensar: há menos de 30 anos não sabíamos o que eram e-mail e telefones celulares, e um bate-papo por vídeo com alguém do outro lado do planeta em seu caminho para o trabalho teria sido considerado ficção científica. Agora não podemos imaginar nossas vidas sem eles. Será o mesmo com criptomoedas. Como disse o filósofo romano Sêneca, “chegará um tempo em que nossos descendentes ficarão maravilhados por não sabermos coisas que são tão claras para eles”.

Materiais relacionados:

Analistas pedem para esperarmos 10 anos para todos começarem a confiar em moedas digitais.

Criptomoedas podem se tornar uma solução de pagamento comum na próxima década – Imperial College e eToro Report.

Criptomoedas superam barreiras de confiança e adoção.


Imagens: Pixabay