Blockchain

Blockchain: o que esperar da tecnologia para 2018

O potencial inovador que a tecnologia blockchain possui para agregar a quase todas as indústrias não pode ser descartado. Apesar de haver vários obstáculos a serem superados antes mesmo de observarmos o seu completo impacto de transformação.

Para as lideranças das principais instituições financeiras, a segurança é fundamental. Frequentemente  investem milhões de dólares na busca de compreender melhor os usos e aplicações desta tecnologia. Mas eles não estão sozinhos. Qualquer negócio de ativos digitais, contratos ou outras informações que necessitam proteger, podem se utilizar da tecnologia blockchain.

O que torna o blockchain tão poderoso?

O blochchain, seja ele público ou privado, é como um livro em tempo real capaz de armazenar registros de uma maneira distribuída, peer-to-peer, independente de qualquer autoridade central. Uma vez que cada registro é criptografado e marcado com horário. Seus usuários só podem acessar e editar o bloco que “possuem” através de uma chave privada, sendo todo este processo bastante seguro. Cada bloco está ligado a um antes e ao seguinte (corrente) e sempre que uma mudança é feita, toda a cadeia é atualizada. O blockchain ajuda a proteger e agilizar as transações de forma eficiente sem exigir intermediários para gerenciar o processo. A tecnologia é revolucionária em termos de manutenção de registros e pode acompanhar e documentar todas as alterações em um registro ou transação.

Blockchain

Quais são os usos práticos da blockchain?

Se você ainda não percebeu, a tecnologia blockchain vai mudar muitos sistemas que você encontra em sua vida cotidiana. Aqui estão alguns dos exemplos práticos:

Gestão de contratos e contratos inteligentes

Qualquer indústria que dependa essencialmente de contratos como: seguradoras, instituições financeiras, imobiliárias, empreiteiras, entretenimento e direito se beneficiaria da maneira incontestável da blockchain de atualizar, rastrear e garantir os contratos. Os contatos inteligentes, aqueles que estão incorporados com sentenças if / then (se / então) e sejam executados sem o envolvimento de um intermediário, também fazem uso da tecnologia blockchain.

Processamento de pagamento e moeda

Mesmo se você não estiver usando o Bitcoin, a moeda digital mais famosa e amplamente adotada que funciona através da tecnologia blockchain, sua influência só deverá expandir-se. A Blockchain tem o potencial de ser altamente transformadora para qualquer empresa que processe pagamentos. Pode eliminar a necessidade de intermediários que são comuns no processamento de pagamentos hoje em dia.

Gestão da cadeia de abastecimento

Sempre que o status de um recurso muda na medida em que o seu valor muda de mãos, a blockchain é ideal para gerenciar o processo. É por isso que alguns especialistas acreditam que a blockchain pode se tornar um “sistema operacional da cadeia de suprimentos”. Isto já está sendo utilizado pelo Walmert e seu Food Safety Collaboration Center, em Pequim, para rastrear os detalhes de origem do suprimento desde a fazenda, números de lote, dados de fábrica, de processamento, datas de validade, temperatura de armazenamento e detalhes de envio. A blockchain permite atualizações imediatas de status e aumenta a segurança e a visibilidade da cadeia de suprimentos. Ainda permite que qualquer setor que precise rastrear um processo ou suprimentos – em última análise, é a maior das indústrias – um sistema de rastreamento imediato e indiscutível

Proteção de ativos

Se você é um músico que quer garantir que você obtenha royalties quando sua música é jogada ou um proprietário de propriedade, a tecnologia blockchain pode ajudá-lo a proteger seus ativos, criando um registro indiscutível da propriedade em tempo real. Esse é precisamente o serviço que o Everledger, um arranque global, tem como objetivo fazer uso de blocos e contratos inteligentes. Especificamente criado para melhorar as medidas anti-contrafacção para produtos farmacêuticos, itens de luxo, diamantes e eletrônicos, o BlockVerify permite às empresas registrar seus próprios produtos e introduz transparência nas cadeias de suprimentos.

Identificação, sistemas de registro pessoal e senhas

Os governos geram grandes quantidades de dados pessoais, desde os registros de nascimento e morte até certidões de casamento, passaportes e dados do recenseamento. A tecnologia blockchain oferece uma solução simplificada para gerenciar tudo isso de forma segura. A identificação pessoal é o que algumas startups como o Onename, deseja gerenciar. Além de oferecer serviços para registrar e gerenciar uma ID de bloco de identificação, a empresa oferece um produto chamado Cartão de acesso, o que eles pretendem que seja como uma chave digital para substituir todas as senhas e IDs exigidos para indivíduos, incluindo carteiras de motorista. O ShoCard é outro sistema de gerenciamento de identidade em uso hoje que ajuda pessoas e empresas a validar a identidade rapidamente.

Existem muitos outros casos de uso prático para a tecnologia blockchain para a vida cotidiana e operações comerciais. Como os investimentos em soluções de cadeias de blocos começam a produzir resultados na inovação de produtos e serviços habilitados para cadeias de blocos, continuaremos a observar as aplicações práticas desta tecnologia que se expande exponencialmente.


Fonte: Forbes.com

Imagens: Cortesia de Pixabay.com e MediaCommons.

Entre na discussão