Antonopoulus, “Lightning Network soluciona a escalabilidade do Bitcoin”

Após defender a rede Lightning Network como uma solução ideal para o problema de escalabilidade do Bitcoin Antonopoulus, afirmava que era “ingênuo” supor que o seu atual estado nascente significaria que ele não conseguiria escalar no futuro.

Os críticos não entendem de engenharia

Em uma sessão de perguntas e respostas, o educador e conferencista sobre criptomoedas abordou as críticas sobre a Lightning Network. A rede permanece em fase beta test após a sua implementação na rede do Bitcoin, sendo lançada pela primeira vez há cerca de seis meses.

Segundo Antonopoulos:

“Dizer hoje que não é possível porque não é possível e não entender como a engenharia funciona”.

À medida que Lightning avança em popularidade, os críticos do off-chain Bitcoin scaling – especificamente aqueles que defendem opções on-chain, como os aumentos de tamanho de bloco do Bitcoin Cash – destacaram suas ineficiências como prova de capacidade limitada.


O dimensionamento On-chain é perdido

Conforme relatado pelo site Bitcoinist, as respostas pró-Bitcoin levaram os simpatizantes do Bitcoin Cash a criticar tais posicionamentos, observando que mesmo em sua fase experimental, a Lightning Network já pode processar milhões de transações por segundo.

No futuro, à medida que suas habilidades técnicas aumentarem, a rede irá muito além disso, diz Antonopoulos – números de transações que “você não pode sequer imaginar com um aumento no tamanho do bloco”.

“Não é possível fazer ordens de magnitude de aumento de tamanho de bloco sem fundamentalmente destruir os princípios de descentralização do Bitcoin – pelo menos não ainda”.

Antonopoulos prossegue:

“… A Lightning Network realmente traz dimensionamento suficiente. Isso nos permite mudar as dimensões do Bitcoin; isso nos permite reduzir a granularidade dos pagamentos, não apenas para milibits, mas também para quantidades satoshis e até sub-satoshi … e fazer isso tudo na escala de tempo de ida e volta em milissegundos”.

A interface de usuário e a experiência do Lightning, aspectos importantes para a melhoria identificados por Antonopoulos, terão um novo teste depois que o GloBee, o primeiro gateway de pagamento a abrir a aceitação total da tecnologia, implementou o recurso.

Outros provedores estão prontos para implementação, eles irão juntar-se a uma lista de empresas, incluindo Bitrefill e Living Room of Satoshi.


Imagem: Pixabay