Antonopoulos: O sucesso de uma criptomoeda não é medido pelo preço, mas por sua adoção

O proeminente especialista em segurança e Bitcoin, Andreas Antonopoulos, disse recentemente em uma palestra apresentada na University College Dublin, na Irlanda, que o sucesso de uma  criptomoeda e blockchain não podem ser medidos por preço, mas deve ser medido por sua adoção.

As oscilações dos preços

Desde 2012, o setor de criptomoedas e a maioria dos grandes ativos digitais, como bitcoin e Ether, a criptomoeda nativa do Ethereum, demonstraram um padrão de bolha, erupção, build e rally, em que o preço do bitcoin subiu para um novo patamar, o maior de todos os tempos. O preço cai 70% e os desenvolvedores constroem uma infraestrutura em torno dela e os preços sobem.

Andreas M Antonopoulos em Zurich 2016

Andreas M. Antonopoulos em Zurich 2016. Fonte: antonopoulos.com

Antonopoulos explica:

“Se você tem uma comunidade local forte, o que acontece quando o preço dispara pelo espaço da criptomoedas é que muitas pessoas novas começam a aparecer nos encontros com um pouco de brilho nos olhos. Assim que o preço vira, o que acontece em média logo após subir ao ponto alto, a maioria desaparece. Eu assisti a esses fluxos e refluxos desde 2012. ”

Em dezembro de 2017, o bitcoin foi avaliado em US $ 20.000 em todo o mundo e mais de US $ 25.000 na Coréia do Sul e no Japão. A avaliação total do limite de mercado da criptomoeds quase chegou a um trilhão de dólares, solidificando-se como uma classe de ativos emergentes. No entanto, nos últimos seis meses, o mercado de criptomoedas registrou uma correção de 70%, semelhante à correção do bitcoin de 2014. O preço e o volume da maioria das criptomoedas caiu de 70 para 90%, incluindo o bitcoin. Consequentemente, a demanda por ativos digitais diminuiu, conforme retratado por vários indicadores, como o Google Trends, volume de negócios, uso de câmbio e volume de transações diárias de ativos digitais.

A comunidade está fazendo o dever de casa?

Antes da grande correção do mercado de criptomoedas, o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, enfatizou que a comunidade não fez o suficiente para justificar a avaliação do setor de criptomoedas. Buterin afirmou que as criptomoedas como bitcoin e éter têm bancado algumas pessoas não “bancarizadas”, fornecido infra-estrutura descentralizada para alguns usuários e criado um sistema financeiro alternativo até certo ponto, mas não o suficiente para justificar um valor de mercado de US $ 500 bilhões.

Antonopoulos explicou que, como tecnologia descentralizada, as criptomoedas tem o potencial de mudar e revolucionar permanentemente a forma como os indivíduos e as empresas compreendem as finanças, eliminando os intermediários. Ele observou que o crescimento das criptomoedas e seu sucesso não podem ser determinados pelo preço, porque o mercado se move por conta própria, mas é determinado pela adoção da tecnologia e seu impacto real no sistema financeiro global. Antonopoulos afirmou:

“Eu tenho essa ideia maluca de que essa tecnologia pode mudar o mundo. De fato, podemos ver um mundo onde o acesso a essa tecnologia muda a vida das pessoas, especialmente em lugares onde há muito pouco acesso a serviços financeiros, a sistemas justos, sistemas abertos, a capacidade de registrar a verdade, a capacidade de transacionar sem confiança, a capacidade de expulsar intermediários de todas as transações comerciais. A capacidade de se livrar de criminosos organizados que por acaso têm uma conta bancária e estão roubando as pessoas”.

Indivíduos que buscam ganhos de curto prazo não sobreviverão

As criptomoedas são uma classe de ativos em rápido crescimento, e a indústria em torno dela ainda está em sua infância. Os principais desenvolvedores de redes públicas de blockchain, como bitcoin e Ethereum, estão construindo infra-estruturas e redes de duas camadas que permitirão que aplicativos descentralizados possam se beneficiar de um milhão de transações por segundo.

Somente quando as criptomoedas forem amplamente utilizadas como o principal sistema financeiro da economia global, pode-se afirmar conclusivamente que os ativos digitais obtiveram sucesso com base em sua filosofia e objetivo inicial de substituir bancos, intermediários e provedores de serviços terceirizados para permitir um melhor e mais barato, transparente, justo e um sistema financeiro mais seguro para todos.

Fontes: Canal aantonop e BTCManager